O que a Yellow tem a ensinar sobre mobilidade urbana

Mobilidade urbana: o que a Yellow tem a ensinar

No fim de 2018 foi lançado oficialmente em São Paulo a brasileira Yellow, serviço de bicicletas compartilhadas sem estações fixas. A empresa foi criada pelos fundadores da 99, Ariel Lambrecht e Renato Freitas, que também conta como sócio o ex-presidente da Caloi, Eduardo Musa.

Apesar de ter muitos concorrentes pesados, como os bancos Itaú e Bradesco que criaram o serviço de aluguel de bike, a Yellow foi pioneira em um quesito bem importante para os clientes: a startup brasileira não tem ponto fixo de retirada das bikes, ou seja, o cliente pega e devolve a bicicleta em qualquer lugar da cidade.

Neste novo post, nós vamos explicar a importância da Yellow e de outras startups de aluguel de bicicleta têm no mundo com a mobilidade urbana.

Por que a Yellow é importante para a mobilidade urbana?

Não só a Yellow, mas todas as empresas de aluguel de bikes têm muito a ensinar a sociedade como um todo.

A cidade de São Paulo é um exemplo clássico de como os governantes não conseguiram reduzir o excessivo aumento de carros na cidade. A capital paulista chegou ao seu ‘limite’ de tráfego de veículos quando eles (os governantes) instalaram o rodízio de automóveis no município.

Ou seja, São Paulo é cada vez mais uma ‘cidade poluída’ com tantos automóveis indo e voltando para casa todos os dias.

E a ‘tarefa’ dessas empresas, como a Yellow é justamente minimizar esses efeitos ruins ao meio ambiente, trazendo muitos benefícios à sociedade;

Veja alguns deles aqui:

  • PRÁTICA DO EXERCÍCIO – trabalhadores poderiam deixar seus carros na garagem e praticar esse exercício no caminho até a empresa. Isso também vale para estudantes que dependem de transporte público para irem até a escola ou universidade.

  • MAIS CICLOVIAS: com a expansão das startups de aluguel de bicicletas nos últimos anos, coincidentemente também cresceu o número de ciclovias nas cidades brasileiras. Assim, além de incentivar as pessoas a usarem mais bikes, o Governo também acompanha a alta demanda deste meio de transporte.

  • MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE: segundo a ClicoVivo, o uso da bicicleta diminui cerca de 400 toneladas de gases poluentes por ano. O site ainda registra que 8 mil brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Frase do fundador da Uber: Travis Kalanic

– Não estamos de olho nos bilhões da Indústria Automotiva. Nosso foco são os trilhões da matriz de mobilidade urbana mundial.

Yellow na Sua Cidade

A Yellow já marcou presença em muitas cidades pelo Brasil. Além da capital paulista, o app de aluguel de bikes está presente em Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, São José dos Campos e Vitória.

A startup brasileira almeja voos mais altos e em breve vai expandir sua marca para outros países: as cidades de Buenos Aires (ARG), Santiago (CHI), Bogotá (COL), Cidade do México (MX), Montevidéu (URU) também receberão os serviços da Yellow.

Veja como é Super Fácil alugar uma Bike

alugue uma bicicleta na yellow
Fonte: Yellow
alugue uma bicicleta na yellow
Fonte: Yellow

Mais Dicas!

O que achou da nossa #Dica de mobilidade urbana? Se quiser ficar por dentro de outras dicas como essa, acesse o blog de inovação do Vem pro Café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *