Importância do Business Intelligence - Vem pro Café

A importância do Business Intelligence (BI) nas organizações

Apesar de já difundido no meio corporativo, o BI ainda apresenta algumas dificuldades em se enraizar em muitas empresas.

Além dos problemas de ordem “técnica”, onde não se obtém acesso a todas as informações necessárias, o armazenamento é feito sem organização ou padronização e até mesmo informações que poderiam ajudar de forma crucial no desenvolvimento de estratégias não são armazenadas, ainda existem algumas dificuldades na mudança da cultura empresarial.

Algumas vezes, a qualidade e a garantia de melhorias não são perceptíveis para todos, assim como falta confiança em deixar que outros métodos de decisão já usados tantas vezes, como o feeling (o famoso achismo que em muitas vezes pode ter dado certo), sejam colocados em segundo plano. Uma análise baseada em dados às vezes pode quebrar paradigmas e contrariar sensações dos tomadores de decisão, fazendo com que as decisões que sempre pareceram ser as “corretas” possam ser questionadas. 

Essa dificuldade em “evangelizar” a tomada de decisão baseada em dados deve ser muito bem trabalhada pela equipe de BI, com um acompanhamento presente, tentando sempre mostrar a outros colaboradores e principalmente aos gestores como aquelas novas informações e novos indicadores observados podem ajudar no controle e no crescimento de cada parte do negócio.

Portanto, o BI, quando bem implementado, traz consigo uma grande mudança não somente nos métodos usados para tomadas de decisão, mas também deve trazer uma mudança de cultura na gestão.

Com esses passos superados, o BI finalmente começa a mostrar seus pontos fortes e o porquê de valer a pena o investimento. Entre eles, podemos citar:

  • Uso de dados concretos ao invés de achismos
  • Menor tempo gasto para tomadas de decisões
  • Observação de tendências na organização
  • Redução de custos com melhor visualização de investimentos em áreas sem retorno
  • Aumento dos lucros com estratégias adotadas baseadas no estudo do histórico.

Estes, entre muitos outros pontos que poderiam ser citados, podem trazer grandes ganhos e aumento de lucro na organização.

Com dados sempre em mãos, que muitas vezes podem ser obtidos em tempo real, a resolução mais rápida de problemas, ou a tomada de decisão em minutos, tendem a aumentar cada vez mais o ganho nas empresas, que costuma ser o grande ponto focal.

Tendo tudo isso em mente, as organizações devem cada vez mais enxergar o potencial que o BI pode trazer à empresa, entendendo que o investimento no setor tende a trazer cada vez mais retorno e que a tomada de decisão baseada em números, cada vez mais rápida e precisa no dia a dia, tende a trazer somente benefícios.

Sendo assim, jamais deve-se subestimar a capacidade de uma equipe de BI na organização! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *