Na trilha do investimento: educação financeira nas empresas

Na trilha do investimento: educação financeira nas empresas

A ascensão do Brasil está bem clara para todos. Após passarmos por muitas mudanças e reformas, investidores do mundo inteiro têm olhado com bons olhos tudo o que tem acontecido em nosso país, e isso tem tornado o Brasil um país cada vez mais confiável. É nesse sentido que educação financeira se faz tão importante.

Apesar do momento ser muito apropriado para grandes investimentos, sabemos que existe um legado de décadas que ainda estamos tendo que sanar. O que temos visto nos últimos anos é o fato de termos que lidar com a inflação e com a inevitável alta dos preços, que impactam diretamente o orçamento das famílias brasileiras.

A questão financeira fica ainda mais delicada quando olhamos com o prisma de empresas e funcionários, pois o assunto afeta diretamente no desempenho das pessoas dentro das organizações.

A Blue Numbers realizou um levantamento exclusivo que aponta que funcionários endividados podem gastar até uma hora de seu dia para resolverem problemas ligados a sua vida financeira. Dentro dessa pesquisa, 69% das pessoas entrevistadas disseram que a principal fonte de estresse é por conta da situação financeira.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mais de 50 milhões de CPFs estão negativados, isso impacta diretamente no dia a dia das pessoas e consequente em suas vidas profissionais. 

Pesquisas recentes apontam que o número de brasileiros com dívidas acima de 5 mil reais,  passou de 10 milhões para 23 milhões de pessoas. 

Mas como resolver esse problema? Sabemos que toda mudança de cultura precisa começar pelos agentes de transformação, pensando nisso, empresas têm investido na educação financeira de seus funcionários.

A Febraban registrou um aumento anual de 20% de procura das empresas por esse tipo de serviço nos últimos anos. As formas de repassar essa cultura pode variar, podendo ser através de workshops, coaching, conteúdos para internet, e-books, cartilhas e outras plataformas de ensino. 

É o nosso dever como empresa proporcionar aos nossos funcionários o ambiente e as ferramentas necessárias para que eles possam alcançar os seus sonhos, afinal a convergência entre os propósitos começa quando a empresa sonha o sonho de seus colaboradores, e como consequência vemos pessoas mais felizes e mais produtivas realizando as suas tarefas diárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *