7 maiores eventos de criatividade, tecnologia e inovação do mundo

Desde 1851 as Feiras Mundiais (também conhecidas como Expo) reuniram o que de mais moderno a revolução industrial conseguiu produzir. Ao ponto de em 1889 a construção provisória para a feira em Paris se tornar definitiva e mais tarde virar símbolo da França: a romântica Torre Eiffel.

Se naquele tempo até muito recentemente as Expo pretendiam louvar as conquistas da indústria da manufatura, a revolução da informação também criou sua vitrine. E como não poderia deixar de ser, ela é muito mais plural e colaborativa.

Anualmente algumas centenas de eventos de criatividade, tecnologia e inovação acontecem ao redor do mundo, adubando mentes e fomentando as sinapses desta geração. O senso de propósito parece mover hoje as mentes na direção da colaboração, de um modo que nunca foi observado antes.

Selecionamos aqui alguns dos principais eventos que se propõe a conectar os muitos operários dessa indústria criativa espalhados pelo planeta.

Campus Party

O maior evento de inovação do mundo nasceu em 1997 na Espanha, na cidade de Valencia, a partir do encontro de três amigos: Paco Ragageles, Pablo Antón e Belinda Galian. A proposta foi de reunir a comunidade geek para compartilhar conhecimento e pensar soluções para o planeta.

Nos anos seguintes foram realizadas versões no Brasil, Equador, Chile, Venezuela e Estados Unidos. Em 2019 serão realizadas Campus Party em 24 países diferentes. Por aqui o evento acontece anualmente desde 2008, e reuniu na última edição 12 mil campuseros, como são chamados os participantes do evento.

South by Southwest

Mais conhecido como SxSW, o evento começou como um festival de música em 1986, e já foi palco de nomes de peso como Johnny Cash, Bella Fleck & The Flecktones, King’s X e John Mayer, ajudando inclusive a projetar alguns deles no cenário mundial. Em 1994 foram criadas as mostras paralelas de multimídia e cinema.

Atualmente o SxSW é formado por três festivais paralelos, de cinema, música e tecnologia, sempre durante 10 dias da primavera, em Austin, Texas. Anualmente toda a indústria criativa mundial volta as atenções para lá, reconhecendo a relevância dos temas e dos palestrantes envolvidos.

RD Summit

Reconhecido pela revista Forbes como o maior evento de marketing digital da América Latina, o RD Summit atrai gente do mundo todo para Florianópolis-SC, onde acontece anualmente. Desde o princípio a proposta é de ser percebido como uma espécie de “Disneylândia” do segmento, apropriando-se da expertise da organizadora (Resultados Digitais) também nas estratégias que pautam o próprio evento.

Conta-se que no ano de 2018 os organizadores perceberam que muitos visitantes do site do evento gastavam tempo navegando mas não compravam ingressos. Através da inteligência de dados identificaram que boa parte desses visitantes era constituída de fãs de culinária e gastronomia. A solução foi incluir o tema no RD Summit, o que resultou em 100 novos ingressos vendidos em 2 dias.

Cannes Lions

Nascido em 1953 como festival de propaganda na charmosa Riviera Francesa, o Cannes Lions abriu o leque para outras formas da indústria criativa a partir do ano de 2008, passando a ser descrito como “International Festival of Creativity”. Apesar do insistente empenho em adquirir relevância junto à comunidade de desenvolvedores e ao terceiro setor, o festival ainda prioriza o uso da criatividade e da inovação especificamente na promoção de marcas e seu relacionamento com clientes, reforçando seu DNA publicitário.

Social Media Week

Atualmente o SMW é realizado em 25 países ao redor do mundo, com 10 mil palestrantes e um alcance superior a 600 milhões de visitantes. Trata-se de uma conferência voltada especialmente para os profissionais de mídia, marketing e tecnologia. Sua missão é de oferecer um campo de intersecção entre estes três segmentos. E isso visa produzir ideias e oportunidades necessárias para que eles se conectem melhor em uma esfera global.

Além dos encontros a SMW conta ainda com o SMW News. Onde uma comunidade de mais de mil colaboradores das três áreas em destaque produz conteúdo para cerca de 200 mil leitores mensais.

Web Summit

Fundado em 2009 na cidade de Dublin, na Irlanda, o evento mudou-se para Lisboa em 2016. Em 2018 firmou um contrato com o governo português para permanecer sediado em território lusitano até a edição de 2028. O tema central da conferência é sempre a indústria da internet. Porém os palestrantes vão desde jovens promissores, fundadores de pequenas startups até nomes listados pela Fortune500.

Para se ter uma ideia, o jogador Ronaldinho, o físico Stephen Hawking e o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair já passaram pelos palcos do evento, que ocorre sempre em meados de novembro.

Hacktown

Inspirado no SXSW, esta é a versão tupiniquim de um festival que une arte e tecnologia. Acontece na pacata Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais desde 2015. O evento atrai cerca de 5 mil pessoas para mais de 600 atividades em diversos pontos da cidade. Bandas, produtores musicais, artistas plásticos, representantes de estúdios e muita gente ligada à tecnologia, se dispõe a dialogar dentro dos três pilares que norteiam o evento. Tendências e transformação de mercado, ferramentas de negócios e, por fim, diálogo e aprendizado com outras áreas do conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *