Marketing Digital para iniciantes

[3 dicas] Marketing Digital para iniciantes

O Rodrigo Noll, diretor de marketing da SB Tur compartilhou 3 dicas essenciais para quem está começando a fazer marketing digital e também para todos que precisam reestruturar suas estratégias.

No primeiro vídeo de nossa série sobre conselhos importantes para novos empreendedores, o Rodrigo Noll, diretor de marketing da SB Tur, compartilhou com a gente 3 dicas essenciais de marketing.

Se você ainda não conhece o trabalho desenvolvido por Rodrigo, ele é um profissional de marketing focado em recorrência com mais de 10 anos no mercado. Além disso, ele também é empreendedor com dois cases de sucesso que hoje fazem parte do grupo para o qual trabalha. Confira agora quais são as dicas essenciais que ele compartilhou com a gente 😀

3 dicas essenciais de marketing

1- Calcule o seu CAC

A primeira dica compartilhada pelo Rodrigo Noll, foi calcular o Custo de Aquisição do Cliente. Esse cálculo deve servir de base para todas as ações de marketing. É ele que vai ajudar você a calcular o seu investimento, o sucesso das ações – caso você já tenha feito alguma – e também será a base para dizer quando é hoje de aumentar ou reduzir a verba investida.

Calcular o CAC é uma tarefa bastante simples. Você vai precisar reunir as informações de todo o dinheiro que gasta para conquistar um novo cliente. Essa conta deve incluir gastos com a equipe comercial, ações envolvendo ferramentas pagas de marketing, sua própria equipe e quaisquer outros custos envolvidos no processo.

Depois de calcular o custo total, chegou a hora de realizar a conta. O CAC é o resultado do total gasto divido pelo número de clientes que você adquiriu. Esse resultado vai mostrar como estão todas as ações realizadas por você durante um período determinado e é o primeiro passo para estruturar seu planejamento de marketing.

2- Descubra sua persona

A segunda dica do especialista em marketing é descobrir sua persona. Ele reitera que, muitas vezes, os empreendedores confundem o público alvo com a persona e acabam não obtendo os resultados esperados por não conhecerem de fato as pessoas que compram ou que são potenciais clientes de seus produtos ou serviços.

O público alvo é um conceito relacionado puramente a dados demográficos e não envolve um estudo profundo dos interesses, gostos, cultura e qualquer outro tipo de dado mais pessoal. Já o estudo de persona inclui todas essas informações e é focado na personalização tanto no atendimento, quanto no desenvolvimento de novas funcionalidades ou produtos.

3- Faça Referral Marketing

A última dica é, segundo Rodrigo, a mais importante de todas. Ele afirma que muitos empreendedores acabam se esquecendo do poder que uma indicação pode ter e investem apenas em conquistar clientes que nunca tiverem nenhum contato anterior com a empresa.

O termo em inglês Referral Marketing identifica ações que têm como objetivo provocar indicações de clientes que já fazem da carteira. Um bom exemplo desse tipo de campanha é quando você passa a bonificar de alguma forma clientes por indicações ou cria um programa de descontos através de um código pessoal. Além de ter um custo reduzido, esse tipo de ação tem alto índice de resultado e conversão, já que é feito através de um depoimento de alguém que já utilizou.

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